terça-feira, 15 de março de 2011

Ciclo De Cinema - Épica Idade Média

(Clicar no cartaz para ampliar.)

Nos próximos dias 17, 24, 31 de Março e 14 de Abril, decorrerá no Auditório Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto um interessante ciclo de cinema intitulado Épica Idade Média
Organizado por Maria do Rosário Ferreira, Ana Sofia Laranjinha, Mariana Leite e Joana Gomes, este ciclo realiza-se no âmbito das unidades curriculares de Ficção Medieval, Imaginário da Literatura Medieval e Temas Romanescos na Literatura Medieval leccionadas naquela instituição. Com ele pretende-se dar a conhecer a um público alargado algumas das mais importantes tradições épicas europeias, quer remontem aos tempos pré-cristãos e a heróis míticos como Beowulf e Siegfried, ou se remetam para recriações de figuras históricas como Carlos Magno, o seu sobrinho Roland ou Rodrigo Diaz de Bivar, o Cid. 
Outra das propostas deste ciclo passa pela reflexão sobre as questões levantadas pela transposição de textos literários para outra linguagem estética; sobre a dificuldade ou a recusa de assumir o tom épico que alguns dos filmes escolhidos demonstram; sobre a coerência de algumas recriações aparentemente desrespeitosas do "original"; sobre a utilização de textos medievais e pré-medievais como veículo de ideologias do mundo contemporâneo. Do Expressionismo alemão a Hollywood, o programa é propositadamente diversificado de modo a ter um alcance bastante mais abrangente. 
Todos os filmes têm início às 17:30, sendo a entrada livre e aberta a toda a comunidade.

Programa do ciclo de cinema Épica Idade Média

17 de Março Os Nibelungos - Siegfried, de Fritz Lang (1924); apresentação por John Greenfield (FLUP).

24 de Março Beowulf and Grendel, de Sturla Gunnarsson (2005); apresentação por Angélica Varandas (FLUL).

31 de Março La Chanson de Roland de Frank Cassenti (1978); apresentação por Ana Sofia Laranjinha (FLUP) e Maria do Rosário Ferreira (FLUC).

14 de Abril El Cid de Anthony Mann (1961); apresentação por José Carlos Miranda (FLUP).

Sem comentários:

Enviar um comentário