quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia de Nossa Senhora da Conceição

Em dia de celebração de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira e Rainha Espiritual de Portugal e de todas as suas mães, aqui também homenageadas, entendeu-se por bem divulgar um dos tesouros do vasto património artístico-cultural português, criado aproximadamente dois séculos antes da coroação da Imaculada Conceição pelo monarca D. João IV, a 25 de Março 1646, como forma de agradecimento pela graça da Restauração de 1640. 
Trata-se da imagem de Nossa Senhora da Conceição, da autoria do mestre escultor Diogo Pires-o-Velho, hoje localizada na Igreja Matriz de Leça da Palmeira. Esta escultura mariana, datada de 1478,  foi oferecida pelo monarca D. Afonso V ao desaparecido Mosteiro de Santa Maria da Conceição, na época pertencente aos Frades Menores de São Francisco da Observância.
O fino traço escultórico que o obreiro impôs à sua criação faz jus à fama de que a escola de escultura conimbricense gozava durante os séculos XV e XVI, sendo ele um dos principais nomes a ela ligada.

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, da autoria do escultor
português Diogo Pires-o-Velho.
«Na segunda metade do século XV foi Diogo Pires-o-Velho o principal vulto da escultura de Coimbra, havendo diversa documentação que a ele se refere e que entra no século XVI adentro, até 1513.
Data de 1478 uma escultura de Nossa Senhora que pode admirar-se na igreja matriz de Leça da Palmeira e que foi oferecida pelo rei D. Afonso V. Conhecemos o seu itinerário, das margens do Mondego até Matosinhos, o que é indicação preciosa para entender a forma de escoamento da produção conimbricense.
Diogo Pires-o-Velho legou-nos obras de maiores dimensões do que as de João Afonso, com lançamento de panos mais natural, embora sem o encanto das imagens do mestre dos sinos. Pela Senhora de Leça podem identificar-se outras que apresentam as mesmas características: faces ovais, cabelos longos e escorridos, só com pequenas ondas, e já com uma individualização das personalidades, consoante o santo representado.
»
 Pedro Dias em História de Arte em Portugal - O gótico.

Sem comentários:

Enviar um comentário