domingo, 29 de julho de 2012

± Portugal 1143-2012 ± Cap. II - Traição

Ao longo dos últimos anos, as diversas intervenções apresentadas pelo projecto artístico ± têm sido alvo de uma particular atenção por parte do público nacional mais atento às manifestações agitprop. Levadas a cabo um pouco por todo o país, elas assumem variadíssimas formas, passando pelos famosos murais, vídeos artísticos, instalações, entre outros modos de "fazer ver".
A participação deste projecto numa residência artística inserida na programação oficial da Capital Europeia da Cultura, a decorrer na cidade berço, acaba por catapultá-lo para uma outra dimensão, levando a inquietação e o aguçado sentido crítico do seu mentor a um público muito mais abrangente. 
O vídeo que se segue representa um segundo capítulo de uma série de criações subordinadas ao título ± Portugal 1143-2012 ±, cuja primeira parta já aqui foi partilhada e enaltecida pela força e emergência da sua mensagem. Uma vez mais, o conteúdo da visão do artista, tão realística como apocalíptica, é por demais evidente, apelando ao redespertar de um Povo e da sua Pátria. Ambos apunhalados, tanto pelos seus inimigos exteriores, como pelos traidores nascidos no seu seio... 

± PORTUGAL 1143-2012 ± Cap. II -Traição - Vídeo realizado no âmbito da residência 
artística ON.OFF, Guimarães 2012 Capital Europeia Cultura, em Maio 2012.

1 comentário: